REFLEXÕES SOBRE O TEXTO “POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: HERANÇAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS”
Reflexões do texto “Políticas públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios” de Tânia Bacelar.
1) Discuta as principais características da herança histórica das políticas públicas brasileiras.
Uma das principais heranças da política pública brasileira é o poder autoritário: tivemos uma longa ditadura no período Vargas e, depois, uma longa ditadura nos governos militares pós-64; e as políticas públicas eram mais voltadas à economia que ao social ou regional. Além disso, o tratamento homogeneizado, ou seja, a política centralizada do país faz com que, até hoje, o governo opere de modo que seja a “média” brasileira atendida, desprezando a singularidade e as necessidades que cada região possui em especial.
Com a política voltada para a economia, se obteve um país com o olhar no crescimento industrial e com a oitava maior potência na produção de insumos básicos, mas com enorme desigualdade de renda, já que apenas uma pequena parcela da população brasileira detém de uma grande parcela da riqueza nacional.
2) Discuta as novas tendências da economia mundial e seus possíveis impactos sobre as políticas públicas brasileiras.
No final da década de 90 ocorre uma crise no mundo capitalista e para tentar se reerguer mudanças importantes acontece no setor financeiro, além da globalização. As novas técnicas produtivas requerem inovação contínua e novo processo de produção, além dos padrões gerenciais que ganharam novos moldes e melhores tratos no relacionamento entre empresas, funcionários e clientes; para isso investimentos maciços estão sendo feitos nas áreas do conhecimento e da educação.
Com toda essa mudança mundial no foco financeiro, o Brasil tende a mudar também. Encontra-se então a necessidade de mudança da política pública a favor do Estado transformador que investe não apenas no crescimento da economia, mas também está