Processo de fabricação do sorvete
Fabricação do
Sorvete
Sorvete
É uma sobremesa gelada à base de laticínios, como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais.
Preparação da
Calda
Preparação da calda: é selecionado os ingredientes padrões para uma mistura que será a base para o sorvete que será pasteurizado. Pasteurização,
Homogeneização
e Resfriamento
Pasteurização: é um processo térmico para redução da carga microbiana inicial do produto e eliminação dos microrganismos patogênicos. A calda é aquecida à temperatura de 80ºC por segundos e resfriada rapidamente, no processo contínuo. O resfriamento faz parte da pasteurização e não deve exceder 2 horas para atingir a temperatura de 4ºC. A pasteurização também serve para solubilizar e dispersar melhor os ingredientes, conferindo uniformidade e sabor mais acentuado.
Homogeneização: reduzir e uniformizar as partículas de gordura. Esse processo pode ser feito antes, durante e depois da pasteurização. Tem como resultado uma calda com textura mais suave.
Maturação
Maturação: Depois da pasteurização e do resfriamento mantendo a mistura a
4ºC ou inferior em um período de 4 a 12 horas, ou no máximo 24 horas, sob agitação lenta e constante. Ocorre a hidratação dos componentes secos da calda. Ela confere ao sorvete uma textura mais macia.
Saborização: A calda é colocada em um “liquidificador” em seguida adicionase o pó saborizantes ou algum outro ingrediente que fará parte do sorvete para acrescentar ao sabor. Após a calda é levada ao congelamento.
Congelamento e Envase
Congelamento: A mistura é agitada para incorporar ar e evitar a formação de cristais de gelo. Esse processo bem feito faz com que o sorvete fique suave no corpo e na textura e tenha um bom sabor. Quando a