combate à incêndio
INCÊNDIO
(PCI)
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
1. Considerações preliminares
O homem há milhares de anos, convive com o fogo e aprendeu que ele tanto pode nos trazer benefícios, como também causar grandes prejuízos, ceifando vidas e destruindo patrimônios. Não são poucos os casos em que incêndios causaram grandes catástrofes, gerando a morte de centenas e milhares de pessoas.
Normalmente os incêndios ocorrem pela negligência às regras e principalmente pela falta de prevenção. A prevenção de incêndios é obtida com a aplicação de um conjunto de medidas para evitar a ocorrência de fogo. O fogo só acontece onde a PREVENÇÃO falha.
Como, praticamente, os elementos necessários à existência do fogo podem ser encontrados na maioria dos ambientes, a prevenção somente é possível pela eliminação das condições propícias para que o evento se materialize. A prevenção compreende uma série de medidas e uma determinada distribuição dos equipamentos de combate a incêndio, visando impedir o aparecimento do fogo ou dificultar sua propagação, extinguindo-o ainda na fase inicial.
É necessário ter em mente o espírito prevencionista, isto é, ter vontade de colaborar em defesa da própria segurança, de outros e de todas as instalações, garantindo, assim, o trabalho de cada um. Para isso, é necessário possuir equipamentos e saber manuseá-los. Observe que : “Prevenir um incêndio, é sempre melhor que combatê-lo”. NORMAS BÁSICAS
É necessário evitar, por todos os meios possíveis, os incêndios, o que representa e requer vigilância diária e contínua em todas as dependências de uma empresa. Para isso, deve-se contar com a colaboração de todos, empregados e empregadores.
Regras que devem ser observadas:
• conheça as normas de procedimentos gerais da empresa em caso de incêndio;
• conheça as instruções peculiares e especiais da área onde trabalha;
• saiba a localização dos extintores e outros equipamentos de