Processo de desmineralização
Utilidades – UNIB-RS
Osmose
A osmose é um fenômeno natural de transporte, que consiste no fluxo entre duas soluções separadas por uma membrana semi-permeável. Essas membranas são seletivas geralmente permitindo a passagem do solvente e retendo os sólidos dissolvidos. Um sistema contendo dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável, onde em um dos compartimentos se encontra água pura e em outro, solução salina, verifica-se a existência de um fluxo preferencial de água pura de um compartimento, difundindo-se através da membrana e baixando a concentração da solução salina, até atingir o equilíbrio (pressão osmótica).
Osmose Reversa
Na osmose reversa, o fluxo de água é invertido. Ao aplicarmos uma pressão do lado da solução salina, superior a pressão osmótica, o fluxo irá ocorrer no sentido inverso, ou seja, no sentido da água pura. A membrana comporta-se como uma peneira molecular, rejeitando seletivamente quase todas as moléculas dissolvidas e permitindo somente a passagem da água pura.
A osmose reversa é uma tecnologia moderna e eficiente, mas que requer apurado pré-tratamento da água de alimentação, redução da taxa de orgânicos, eliminação de cloro livre, entre outros.
Osmose Reversa
Conceitos
PASSAGEM DE SAL – é a relação percentual entre as concentrações de sal no permeado e na água de alimentação. A passagem de sal através da membrana aumenta quando a pressão diferencial diminui. Isto ocorre pois a menor vazão de agua provocada pela menor pressão diferencial, dilue menos os sais que continuam a atravessar a membrana num fluxo constante. CONVERSÃO – é a relação percentual entre o produto obtido e água de alimentação, ou seja para uma conversão de 75% para 100 m3/h de alimentação, temos 75 m3/h de permeado e 25 m3/h de rejeito. POLARIZAÇÃO CONCENTRADA - A vazão de água e a rejeição de sal obtidas são sempre menores que os valore teóricos devido ao fenômeno de polarização concentrada, provocado pelo fluxo de