Aspectos gerais, anatômicos, histológicos, bioquímicos e preventivos da cárie dentária.
Professora: Luciana Reinaldo
TERESINA-PI NOV, 2012
ATHOS ANTONIO LIMA
FRANCISCO BRUNO NUNES NASCIMENTO SILVA
HARAÚ LOPES DA COSTA FERREIRA
IKARO RAFAELL SILVA LIMA
JOÃO MERCELO VIEIRA DA SILVA
MATHEUS HENRIQUE FEITOSA
NISSIANE CRONEMBERG
OLIVAR AQUINO
YURE OLIVEIRA
ASPECTOS GERAIS, ANATÔMICOS, HISTOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E PREVENTIVOS DA CÁRIE DENTÁRIA.
TERESINA-PI NOV, 2012
ASPECTOS GERAIS, ANATÔMICOS, HISTOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E PREVENTIVOS DA CÁRIE DENTÁRIA.
ASPECTOS GERAIS
A cárie dental é uma doença infecciosa e transmissível, que pode ser considerada como uma destruição localizada de tecidos dentais causadas pela ação da bactéria Streptococos Mutans (SM). Ela pode apresentar-se como cárie coronária (mais comum) que aparece na superfície ou entre os dentes, Cárie Radicular que aparece com o avanço da idade ou geralmente com a retração das gengivas e por fim a cárie recorrente, que ocorre novamente nos locais onde há restauração.
Os sintomas da cárie aguda Segue um curso clínico de desenvolvimento rápido, e resulta em comprometimento precoce da polpa dental. Ocorre mais frequentemente em crianças e adultos jovens, presumivelmente, porque os canalículos dentinários possuem maior diâmetro, sem apresentar esclerose, tornando a dentina altamente permeável aos ácidos. Em razão da rápida evolução do processo carioso, não há formação de dentina de reação por parte da polpa dental. A cárie rampante é um exemplo típico de cárie dentária aguda.
Já a cárie crônica É de evolução lenta, permitindo a esclerose dos canalículos dentinários, com consequente menor permeabilidade dentinária e formação de dentina de reação. Possui, frequentemente, coloração castanho-escuro. A dor não é característica comum da cárie crônica, ao contrário da cárie aguda.
Para a ocorrência da cárie