Tcc: escolhendo um tema
De: Ivy Judensnaider
[pic] imagem: Jasper Johns
Os trabalhos de conclusão, ou monografias, variam em função de muitos fatores: alguns são realizados em grupo, outros individualmente; alguns envolvem a realização prática de certas tarefas (criação de agências-modêlos ou empresas-júnior), outros apenas a coleta de dados secundários e bibliográficos, ou estudos de casos. A arScientia inicia agora uma série de artigos e entrevistas sobre o tema com a profa. Ivy Judensnaider. Economista e mestra em História da Ciência, ela orienta alunos em projetos de Trabalho de Conclusão de Curso há mais de uma década. arScientia – O momento da escolha do tema para um trabalho de TCC costuma ser estressante para os alunos, não é?
Profa. Ivy – Para os alunos e para o orientador também (risos). Claro que é um momento estressante, porque o tema é o que definirá os caminhos que o projeto irá seguir. O aluno fica extremamente ansioso, e o orientador também. Para o orientador, a maior dificuldade é explicar ao aluno que tema é o assunto geral, e que ele requer ser pensado e pesquisado para que se possa escolher o objeto de estudo do projeto. arScientia – Como assim?
Profa. Ivy – O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema. Então, por exemplo, um aluno de Administração pode querer investigar a questão do gênero no ambiente empresarial, e esse será o tema. A partir desse tema, ele irá “recortar”, quer dizer, escolher um aspecto que ele considera relevante que possa ser pesquisado. Ele pode estudar, por exemplo, a questão dos salários nas empresas de grande porte, e tentar estabelecer relações entre o nível salarial e o gênero. Ele pode, por outro lado, preferir estudar quais são os benefícios que determinadas empresas oferecem a suas funcionárias. Esses são exemplos de