Estudo de caso cooperativa capricórnio
Sugestões básicas de Planejamento estratégico para a Cooperativa Capricórnio.
· Planejamento Estratégico e Tático
A área de conselho consultivo deverá ser extinta, uma vez que já temos a de Assessoria de planejamento dando todo o suporte necessário para o desenvolvimento do Planejamento estratégico.
A integração e participação entre cooperados, conselheiros e presidência deverá ser mais intensa, a fim de melhorar a postura de atuação meio mole e inserir uma postura mais firme, diante de funcionários e clientes.
As decisões deverão deixar de ser centralizadas somente na presidência e ser distribuídas aos os diretores de negócios que deverão participar ativamente nas decisões cabíveis de cada área.
Pesquisar novos fornecedores que ofereçam um preço melhor conforme a quantidade comprada, gerando assim um valor abaixo do que antes se tinha, ou seja, um preço mais adequado e justo aos clientes, tomando sempre cuidado para não estocar uma grande quantidade de produtos, uma vez que produtos parados em estoque é dinheiro perdido e podendo até mesmo desestabilizar o lado financeiro da cooperativa.
Estabelecer preços de venda conforme a média das demais cooperativas da região garantindo os preços com valores acessíves;
Continuar a fidelização com os clientes e buscar novos compradores com a garantia de um ótimo preço e um excelente atendimento.
· Planejamento Operacional (funcionários)
Implementar sistema de Avaliações periódicas;
Estabelecer metas para alcançar resultados e beneficiá-los com bonificações extras, folga na data do aniversário e premiações como viagens e passeios;
Incentivo ao plano de carreira;
Distribuição adequada de trabalho, sem sobrecarga de tarefas;
Punições e pontos negativos nas avaliações para os que não gostam de seguir as tarefas demandadas.
· Planejamento de RH
Investir em treinamentos, mas não somente na capacitação profissional, mas também no incentivo do