Bio celu
R: É a ciência que estuda os processos químicos nos organismos vivos, em todos os aspectos em vista que praticamente todas as enfermidades bucais se relacionam quimicamente com a cavidade bucal.
Ex: a cárie ocorre pelo processo de desmineralização produzido pelas bactérias, que ao metabolizaram os restos de alimentos presente no biofilme produzem ácidos, que fazem com que diminua o pH, e ocorra a perda de íons cálcio e fosfato presentes no esmalte.
6- Qual a importância dos ácidos na odontologia ?
R: Os ácidos presentes na cavidade bucal são de origem bacteriana ou pela alimentação ácida como abacaxi, laranja etc.. Quanto mais ácido for o meio bucal mais haverá a perda de íons Ca: cálcio e P: fosfato do esmalte dentário para o meio, essa perda é denominada desmineralização o que faz com que o dente perca seu material formando as cavidades, é importante saber esse processo para podermos intervir na estabilização da doença aumentando o pH bucal que deverá ser acima de 5,5 onde irá iniciar o processo de remineralização.
Quais são os fatores principais que interferem na desmineralização do esmalte podendo levar ao processo de cárie:
R: Dieta: Determinada pela presença de carboidratos, principalmente a sacarose que serve de substrato para os microorganismo, que na sintetização possuem papel importante na formação da placa e produção de ácidos que promovem a desmineralização do esmalte.
Microorganismos: metabolismo bacteriano que culmina com a formação de ácido e conquente desmineralização do dente.
Dente suscetível: Extrínseco: fator cultural, Intrínseco, fluxo, composição e capacidade tampão da saliva, aspectos imunológicos e hereditários, e mineralização do dente ( resistência a dissolução ácida)
Tempo:
2- Como ocorre a alteração do pH no processo de cárie ?
R: Pela presença da placa bacteriana, constante consumo de alimentos