Eco inovações
Lixão: Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde publica. No lixão são depositados resíduos domiciliares, comerciais, juntamente com os industriais e hospitalares de alto nível poluidor.
Como é feito (Luis): Um lixão funciona basicamente com a deposição dos resíduos em uma área a céu aberto afastada da cidade. Nesses locais os caminhões de lixo simplesmente jogam o lixo, que não tratado e nem mesmo coberto, e que sem planejamento técnico acabam formando pilhas de lixo que podem desmoronar. Isso acaba sendo um problema pois, nesses locais residem catadores e animais.
Aterro Controlado (Raul): Com o objetivo de amenizar os depósitos a céu aberto, foram criados os aterros controlados, uma categoria intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente, ele é uma célula próxima ao lixão, que foi remediada, ou seja, que recebeu cobertura de grama e argila.
Como é feito (Taína): A nomenclatura mais adequada seria lixão controlado. Nesta situação, há uma contenção do lixo que, depois de lançado no depósito, é coberto por uma camada de terra. Este sistema minimiza o mau cheiro e o impacto visual, além de evitar a proliferação de insetos e animais. Porém, não há impermeabilização de base (o que evitaria que o material contamine o solo e o lençol dágua), nem sistema de tratamento do chorume ou do biogás.
Aterro sanitário: Técnica de disposição de resíduos no solo, sem causar danos ou riscos a saúde publica e a segurança, minimizando os impactos ambientais.
Como é feito (Luis): O aterro começa com a escavação de um grande buraco, onde se cava até o lençol freático para verificar se não é muito arenoso e calculam a profundidade. O fundo não pode estar a menos de dois metros do lençol. Em seguida tratores compactam a terra e adicionam uma camada de polietileno. Então adicionam e compactam o