Processo de desenvolvimento de Games
MÍDIAS
SANTO ANDRÉ
2014
Metodologia: Processo de desenvolvimento
O processo de desenvolvimento inclui conceitos de gerência de orçamento, equipe, conhecimento, etc. Ao contrário da maioria dos softwares corporativos, o desenvolvimento de jogos não se dá através de métodos cíclicos, e sim através de métodos como desenvolvimento ágil de software para pequenas equipes, e processo de software pessoal (PSP) para grandes equipes.
O processo de desenvolvimento inclui as seguintes fases:
Pre-produção
Foco na ideia e no conceito. Tem como meta produzir uma documentação (o plano de produção). A documentação é dividida nos seguintes documentos:
Pre-produção
Responsáveis
A1- High Concept Document - Faz uma descrição inicial sobre o jogo (tipo de jogo, fases, história, etc)
Designers
A2- Pitch Document - Faz uma descrição sobre o campo de atuação do jogo (mercado, consumidores, publicidade, exposição, etc)
Produtores
A3- Concept Document - Faz uma descrição técnica sobre o jogo (plataforma, linguagem de programação, aplicações utilizadas, etc)
A4- Game Design Document - Antes de começar a produção faz uma associação de todos os documentos anteriores, também é chamado de protótipo virtual, pode ser modificado ao longo da produção
A5- Protótipo - É a implementação do desenho do documento, onde são testados diferentes algoritmos, modelos e funções durante diferentes os cenários. Sua principal meta é testar, adicionar e modificar recursos. Geralmente são usadas ferramentas RAD nesse processo.
Artefatos: Enredo, Protótipo virtual e Protótipo.
Produção
A produção principal do jogo em si, onde são desenvolvidos os ativos e o código-fonte. Programadores desenvolvem o código-fonte, artistas desenvolvem os ativos (objetos 3D, cenários, etc.), engenheiros de som desenvolvem os efeitos sonoros e os compositores compõem músicas, level designers criam níveis e cenas não-jogáveis.
Produção