processo de cuidar
35: 95-101, jan./mar. 2002
DESCRIÇÃO DE MÉTODOS, TÉCNICAS E INSTRUMENTAIS
SONDA NASOGÁSTRICA/NASOENTÉRICA: CUIDADOS NA
INSTALAÇÃO, NA ADMINISTRAÇÃO DA DIETA E
PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES
GASTRIC/ENTERIC TUBE: CARE ON THE INSERTION, ADMINISTRATION
OF DIETS AND PREVENTION OF COMPLICATIONS
Maria do Rosário D L De Unamuno1 & Julio S Marchini2
1
Enfermeira.Unidade de Estudos Metabólicos da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica do Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP . 2 Docente do Departamento de Clínica Médica/Divisão de Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
CORRESPONDÊNCIA: Hospital das Clínicas Campus.- Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Unidade Metabólica - 5° andar. Cep:14048
900 - Ribeirão Preto SP. unamuno@usp.br e jsmarchi@fmrp.usp.br
UNAMUNO MRDL & MARCHINI JS. Sonda nasogástrica/nasoentérica: cuidados na instalação, na administração da dieta e prevenção de complicações. Medicina, Ribeirão Preto, 35: 95-101, jan./mar.2002.
RESUMO: Cada dia mais, a terapia nutricional é reconhecida como importante fator na recuperação de doentes. As sondas modernas possibilitam a oferta de nutrientes e a melhora do estado nutricional, por meio de métodos pouco invasivos, desde que o aparelho digestivo tenha conservado, pelo menos, parte de sua capacidade de absorção. O procedimento requer cuidados especializados, posto que não é isento de complicações. A equipe que assiste o paciente que recebe terapia nutricional através de sondas deve ter conhecimento da instalação das mesmas bem como da administração das dietas e treinamento para prevenir, reconhecer e tratar as complicações. Apresentamos, neste artigo, as técnicas de introdução das sondas, infusão das dietas e principais complicações, que podem advir dessa terapia.
UNITERMOS: Nutrição Enteral.
1. INTRODUÇÃO
Desde as eras mais antigas, buscavam-se outras vias para alimentar