Processo do cuidar
Prof. Esp. Lauro Alexandre
Tema de aula
• Tipos de arrumação de Leito (ocupado e desocupado); • Desinfecção concorrente e terminal
Arrumação da cama do Paciente
A cama é considerada elemento principal da unidade, uma vez que a maioria dos pacientes hospitalizados permanece a maior parte do tempo acamado e, por isso, identifica a cama como algo inteiramente seu.
Tradicionalmente o leito do paciente é arrumado pela manha após o banho, onde são trocadas as roupas de cama; porém quando preciso, essa troca repetirse-á a qualquer hora do dia, pois roupas úmidas predispõem a úlceras de decúbito e a infecções. É importante que antes de se colocar a roupa limpa, o colchão e os cobertores sejam ventilados. Tão importante quanto a troca de roupas é mantê-las bem esticadas, evitando rugas e consequentemente escaras, além de proporcionar o conforto satisfatório ao paciente.
O ENFERMEIRO tendo conhecimento dos princípios aplicados à técnica de arrumação da cama assegurará, através do treinamento contínuo e de uma supervisão adequada de seu pessoal auxiliar, a execução correta desse procedimento a fim de proporcionar ao paciente aquele conforto que uma cama
Quando trocar as roupas de cama, siga os princípios da assepsia médica ao manter as roupas sujas longe do uniforme. Coloque as roupas de cama sujas em saco de roupas especiais, descartando em um hamper. Nunca coloque as roupas no chão. Nunca sacuda as roupas de cama para não espalhar microorganismos.
Preparo do Leito Desocupado
Considerações de Delegação: O procedimento de preparo do leito desocupado pode ser delegado.
Material: Saco de roupa suja, forro de colchão (trocar apenas quando sujo), lençol protetor (simples ou com elástico), lençol móvel de algodão (opcional), lençol de cobertura, cobertor, colcha, oleado impermeável (opcional), fronhas, mesa ou cadeira de cabeceira, luvas limpas (quando as roupas de cama estiverem sujas), compressa e solução antisséptica.