Processo cuidar
O processo cuidar é a forma como se dá o cuidado. É uma processo interativo entre cuidadora e ser cuidado em que a primeira tem um papel ativo, pois desenvolve ações acompanhada de comportamentos de cuidar já o segundo, ser cuidado , tem um papel mais passivos pode ser temporariamente.
O processo cuidar sofreu algumas modificações sendo que hoje constituídas as atividades desenvolvida pela cuidadora para e com o ser cuidado com base no conhecimento cientifico, habilidade, intuição , pensamento critico e atitudes de cuidado no sentido promover , manter ou recuperar sua dignidade e totalidades humanas. Essa dignidade e totalidade englobam o sentido de integralidade e plenitude física, mental, moral.
O cuidado deve iniciar antes da internação:no consultório, com o medico. O encontro entre cuidadora e ser cuidado pode durar um momento ou pó longo tempo.
Esse momento de cuidar, como pode ser obsevada um movimento ondular traduzido por tempo e espaço indefinidos; o movimentos é evolutivo, energético é por isso, estético.
Durante a ação prestada ao paciente a cuidadora desempenha as ações de comunicar-se mesmo que não haja necessidade de palavras , é preciso também checar as reações do paciente.
Ressingnificando o cuidado:atualização e integralização.
Os constantes estudos sobre o fenômeno do cuidado conduzem a novas reflexões , passa a ser percebido como alem da ação, ou melhor dito ele é mais que uma ação e uma atitude. O cuidado então antecede uma ação e uma atitude, na verdade constitui a essência do ser.Na enfermagem, o seu novo entendimento e feito com certa dificuldade , as vezes rejeição, a na maioria das vezes interpretado de forma vaga confusa e incompleta, pois vivemos num cenário robotizado de alta tecnologia que muitas vezes afasta o paciente/cliente do profissional é preciso aproxima-lo e fazer com que seja menos distante este espaço .
É preciso ter uns planos de cuidado para que o processo de cuidar seja completo,