processo de cuidar
Assepsia é a limpeza e remoção de sujeira e detritos em superficies, para diminuição ou/e elimiação de bacterias. É o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.
A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.
É a prevenção do desenvolvimento de agentes infecciosos por meio de procedimentos físicos ou químicos destinados a destruir todo microorganismo. Ex: limpeza da pele antes da cirurgia.
É o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas (os anti-sépticos) usadas como bactericidas ou bacteriostáticos.
Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de anti-sépticos. Ex. Clorexidina e iodopovidona.
Desinfecção descreve o método capaz de eliminar muitos ou todos os microorganismos patogênicos, com exceção dos esporos.
Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes : vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico- químico.
Bibliografia:
"Manual técnico de biossegurança e controle de infecção cruzada"
Técnicas de assepsia
A técnica asséptica permite a criação de ambientes esterilizados, com o objectivo de evitar o risco de infecções. Saiba mais. As técnicas de assepsia são procedimentos destinados à criação de um ambiente esterilizado ou asséptico (sem germes), principalmente por meio de esterilização, para proteger os doentes das infecções.
A esterilização asséptica é diferente da anti-sepsia, que consiste na eliminação dos microorganismos mediante recurso a agentes químicos apropriados (os