Processo de creme dental
Primeira etapa: Produção do creme
Materiais
-Bicarbonato de sódio. É acrescentado pela textura e gosto. Em combinação com ácidos libera dióxido de carbono, que é adicionado na espuma ja existente. Também possui leves quantidades abrasivas e pode limitar as bactérias amantes de ácidos encontrados na boca.
-Liga . Ex: goma xantana: é um polímero natural que possui capacidade espessante e mantem sua viscosidade em uma ampla faixa de pH, mesmo em maior temperatura
-Fluoreto. Provavelmente o ingrediente mais conhecido no creme dental. Seu papel é remineralizar, ou fortalecer, os dentes, protegendo contra as cáries. Atualmente o fluoreto mais usado é o fluoreto de sódio, por causa da sua compatibilidade com a sílica hidratada.
-Sílica hidratada. Abrasivo transparente que remove qualquer resíduos, bactérias ou manchas de comidas presentes nos dentes e também tem a capacidade de polir a superfície dental.
-Sulfatos lauril. Espécie de um detergente. Usado junto a alantoina para diminuir a irritação das membranas orais. Esse ingrediente ajuda o fluoreto na fortificação dos dentes e possui grandes propriedades antibacterianas. São responsáveis pela produção da espuma que remove os detritos e penetram e dissolvem as placas.
-Peroxido de carbonato de sódio. Presente nas pastas de dentes que possuem o objetivo de clarear os dentes por ser um agente clareador. Alem do processo de clareamento, também mata os germes.
-Triclosan. Formam placas nos dentes, é um agente antifungos e antibacteriano.
-Sacarina de sódio. É um adoçante acrescentado para adoçar o creme dental.
-Minors – são substancias que são adicionadas em menor quantidade. São pesadas de duas em duas para que não haja perda, pois, na maioria das vezes são materiais comprados com exatidão.
Processo
1. As substancias que serão adicionadas em menor quantidade, “minors”, são pesadas e colocados em partes laterais das maquinas misturadoras