Processo de compra
O processo de compra tem inicio quando reconhecemos um problema, esse reconhecimento poderá se dar por fatores internos (fome, sede, frio) ou externos (propagandas).
O consumidor interessado no produto passa a buscar informações sobre o mesmo. Consulta amigos, parentes, vizinhos, revistas e a Internet.
O consumidor passa a avaliar as diversas opções. Passa a pensar no preço, na qualidade e nos status proporcionado. Avalia se ele tem condições de comprar o produto. Se sim, de que maneira, à vista ou a prazo. A crença que a pessoa mantém sobre determinada marca ou empresa se torna importante neste processo, tudo é considerado.
Na hora de efetuar a compra o consumidor decide por qual marca e em qual empresa comprar, a forma que irá pagar e o vendedor que irá lhe atender.
Depois da compra efetuada, qual será a avaliação do consumidor, se gostou ou não, se atingiu suas expectativas e se vai repetir a compra quando precisa do mesmo.
Abaixo segue em exemplo de processo de compra:
Com o passar do tempo o celular de Amanda ficou velhinho e ultrapassado e como suas amigas estavam todas com aparelhos novos, resolveu trocar. Pesquisou marcas, modelos, perguntou as amigas, viu onde vendia e quando custava. E em cada loja que passava, os vendedores davam ênfase a uma marca especifica. Depois de todas as informações colidas Amanda escolheu o seu aparelho, então passou a avaliar as a loja que davam melhores condições de pagamentos, prazos de entrega. Com tudo isso decidido foi à loja e efetuou a compra de seu Iphone. Algum tempo depois chegou uma pesquisa em sua casa, perguntando o que tinha achado de seu aparelho, e a mesma disse que ele atingiu todas as suas expectativas e que agora só usara