Processo De Alfabetiza O E Letramento
A alfabetização foi e é um tema muito abordado e pesquisado por estudiosos e profissionais da educação, muitos artigos foram publicados e pesquisas foram desenvolvidas, mas certamente não foi definido qual melhor maneira de alfabetizar.
A alfabetização exige muitos estudos, em diferentes áreas acadêmicas,como psicológica,psicolinguística,sociolinguística e linguística e tem como acompanhamento os condicionantes(sociais,culturas e políticos) ,a despeito de toda esta gama de conhecimentos,tornou-se algo muito fragmentado,o que torna maior a complexidade de se chegar num ponto central.
A autora ressalta que o país apresenta grande fracasso na alfabetização e que muitos estudos são feitos, no entanto não se tem nenhum resultado conclusivo. A autora relata detalhadamente que a alfabetização é a representação de fonemas e grafemas, que também é um processo de compreensão/expressão de significados de códigos escritos
A alfabetização e o letramento é muito mais que ler e escrever, que em épocas passadas o ler e escrever eram suficientes para tirar uma pessoa da lista dos analfabetos.
Alfabetizar vai muito além, facetas da alfabetização é um termo usado para definir que a alfabetização é complexa e múltipla, ou seja, envolve a psicologia, a psicolinguística, sociolinguística e a linguística. Portanto a questão dos métodos , que têm polarizado as reflexões sobre a alfabetização será insolúvel enquanto não se aprofundar a caracterização de diversas facetas do processo e não se buscar uma articulação nos métodos e procedimentos de ensinar a ler e a escrever.
A autora também enfatiza que quando a criança chega à escola para ser alfabetizada, ela já domina um determinado dialeto da língua oral o que pode aproximar ou distanciar da língua escrita convencional. Também ressalta que as classes economicamente privilegiadas têm seus filhos com maior capacidade de adaptar-se com as expectativas da escola, tanto á favor da língua