Processo comunicacional
Sobretudo, a comunicação está a serviço de uma organização social e econômica, às etapas de produção e ao processo de trabalho e consumo. As novas tecnologias como celular e a internet, popularizadas a partir da década de 90, têm dinamizado os relacionamentos organizacionais e comerciais.
A comunicação permite aproximar pessoas, profissionais e processos remotos. A Revolução Industrial gerou diversos impactos econômicos, políticos, sociais e também na área das comunicações.
As lutas sindicais e as solicitações de defesa política por parte dos donos das fábricas já utilizava de meios de comunicação como o correio, o telégrafo e os informes que logo amadureceriam em jornais institucionais de sindicatos e corporações.
No decorrer dos fatos históricos, a as atividades relativas à comunicação permitiu registrar uma profunda análise sobre as realidades surgidas no advento das novas economias produtivas; Nos dias atuais, essa análise está inserida num globalizado guiado por constantes mudanças sociais, políticas e econômicas regidas pelo nível de acesso tecnológicos e conhecimento em rede.
Dentro de uma organização produtiva e social a grande meta é alcançar uma relação viável com as transformações econômicas externas e seus impactos no ambiente interno da mesma.
A comunicação organizacional e as possibilidades econômicas de autocompletam em objetivos, pesquisas, análises e implementação de processos produtivos. Nos tempos atuais, as mudanças econômicas e a informação correm em alta velocidade, com a capacidade de modificar rumos e metas.
Para haver o sucesso organizacional é necessário uma constante revisão das metas de comunicação organizacional. De maneira prática, a comunicação