Processo cep
Foi realizado um estudo de caso em uma indústria de fundição localizada no Estado de Santa Catarina com a finalidade de analisar a qualidade e a capacidade de produção da Industria para melhorarias no processo utilizado pelos operadores e responsáveis pelo monitoramento . Foi aplicado nessa pesquisa os conceitos básicos de Controle Estatistico de Processo (CEP). Também foi utilizado alguns dos principais gráficos de controle como: como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.
A industria de fundição onde foi feita a pesquisa produz blocos para veículos automotores, e atua em um mercado bastante competitivo em que uma das principais exigências é a qualidade.
E para verificar a qualidade dos produtos, foi realizado um teste em um bloco de motor para caminhões a diesel que é considerado como estratégico no mercado, um dos aspectos que foi utilizado para medir sua qualidade foi o grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). Para a realização deste teste é necessário que se corte o bloco para que seja feita uma coleta no corpo de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa, este processo deve ser feito de forma unitária. Este processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com o corpo de ensaio.
4.4 Gráfico da Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA)
Similarmente ao gráfico da soma cumulativa, o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada, é uma forma alternativa ao gráfico X de Shewhart, utilizado para detectar