Durkheim
O filme O contador de histórias é baseado retrata a vida de um jovem chamado Roberto Carlos. O filme conta sua historia desde o inicio, quando ele era criança até se tornar adulto.
Quando criança Roberto era pobre e vivia numa favela, sua família era grande e moravam todos em casa pequena. Sua mãe era humilde, trabalhava muito, lavando roupa, para sustentar seus filhos, Roberto era o caçula. Em um dia da semana, sua mãe levava ele e os irmãos para assistir televisão na casa de um vizinho, juntamente com outros moradores da região. Vendo TV, sua mãe assistiu a uma propaganda sobre a FEBEM, lá dizia que era uma ótima instituição, que formava as crianças em médicos, advogados e engenheiros. A mãe vendo que seus filhos não teriam um bom futuro vivendo ali decidiu levar um deles, e o escolhido foi o caçula Roberto. Já na FEBEM, apesar de criança ainda, Roberto percebeu que a propaganda não mostrava a realidade que era lá dentro. O tempo se passava e lá estava Roberto crescendo trancado, sua mãe o visitava, porém ele já não a dava mais atenção. E ali dentro ele se tornou uma criança amargurada, aprendeu a falar palavrões para impor moral. Cansado de ficar preso Roberto fugiu muitas vezes, mas era capturado de volta. Nestas fugas ele aprendeu a roubar, junto com seus colegas.para Durkheim nos nascemos e aprendemos viver em sociedade , nos moldando da forma q a sociedade determina .
O principal elemento do fato social é a coerção ,e podemos destacar vários elementos de coerção na analise do filme ,no filme o menino ao ser levado pela mãe para a FEBEM ,chegando lá ele se sente na necessidade de se adequar aos outros indivíduos que ali estão para ñ ser excluído daquela micro sociedade ,e por que ter contato com crianças abandonadas com grande tendência a cometer desvios e menores infratores ,isso leva a ele cometer o desvios como roubar e usar drogas