CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
ENGENHARIA CIVIL
CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
ESTATÍSTICA
LEME – SP
2013
INTRODUÇÃO:
Em um mundo globalizado, onde a disputa por produtos e por serviços está cada vez mais competitiva, as empresas têm se depara com um aumento considerável do grau de exigência estabelecida pelo mercado consumidor e também pela competitividade que temos hoje. Com a globalização aumentou as possibilidades de o que comprar e de quem comprar, elevando a concorrência.
Diante desse senário, faz- se necessário obter um maior controle de produção, seja de um produto ou uma prestação de serviço e na Engenharia Civil não é diferente, pois com tanta demanda de trabalho, as construtoras precisam ter um maior controle de qualidade em seus serviços prestados para que possam ser competitivas e oferecer a melhor solução para o projeto de seu cliente. Desta forma, as empresas hoje estão cada vez mais se utilizando do controle estatístico de produção (C.E.P.) que se utiliza da estatística para analisar o processo de construção de um produto e a prestação de um serviço atingindo um melhor desempenho em relação à qualidade/custo e obtendo uma vantagem com relação aos concorrentes.
Estatística é a ciência que coleta, organiza e interpreta dados para tomadas de decisões. Possui duas ramificações consideráveis: a estatística descritiva que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados, geralmente em formas de gráficos ou tabelas e estatística inferencial a qual utiliza o uso de amostra para chegar a conclusões sobre uma determinada situação apresentada. Uma ferramenta básica em seu estudo é a probabilidade.
O que é CEP?
É uma ferramenta de análise que apresenta técnicas de medição e parâmetros de comparação e fornece informações para realizar um diagnóstico com mais eficiência para padronizar a qualidade detectar e prevenir problemas na confecção de produtos e em execuções de serviços,