Processo administrativo
DIREÇÃO O nível institucional é o nível mais elevado da empresa situando- se na periferia da organização, defrontando-se com o ambiente externo. Neste nível os administradores traçam estratégias empresariais mais adequadas para atingir objetivos pretendidos pela empresa. Representando os acionistas, do governo e órgãos reguladores dos fornecedores dos clientes e do publico em geral, o nível institucional é responsável pela condução dos negócios da empresa pela sintonia das políticas internas em relação à estratégia empresarial dirigindo a ação da empresa como um todo. A função da direção é se certificar que as tarefas departamentais e as operações sejam cumpridas conforme o planejado e organizado, voltando-se para o desempenho das pessoas.
Cultivar a cultura organizacional o sucesso não ocorre somente pela vontade do gestor, mas também pela sua adaptação a cultura da empresa.
ESTILOS DE DIREÇÃO
A direção fica marcada pela forma como dirige o comportamento das pessoas dentro de uma empresa.
Das suposições dos administradores dependem os estilos de direção, baseados em concepções antagônicas a cerca da natureza humana: Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna).
TEORIA X
Significa aprisionar a criatividade do individuo, entretanto a atividade profissional apenas por métodos pré estabelecidos dentro da rotina de trabalho. Teoria X leva as pessoas a fazerem tudo que a empresa quer independente de sua opinião e seus objetivos. Teoria X é manipulativa onde manipula pessoas por meio de recompensas.
TEORIA Y
Apresenta um moderno estilo de direção, onde se tem um estilo participativo e democrático com bases nos valores humanos e sociais onde a pessoa tem o prazer de trabalhar com objetivos profissionais e pessoais.
OPOSIÇÕES ENTRE TEORIA X E TEORIA Y
Administrar é basicamente um processo de criar oportunidades e liberar potenciais rumo a auto desenvolvimento de pessoas. Segundo a Teoria Y a Teoria X emprega as