PROCESSO ADMINISTRATIVO
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
O planejamento dever ser o primeiro passo, para que erros sejam evitados dentro da empresa e trata-se de descrições teóricas dos passos que a empresa deve seguir para atingir seus objetivos futuros, de modo que terá o mínimo de esforço e custos. O planejado deve ser seguido por todos os departamentos da empresa e é dividido em três níveis:
1) Planejamento Estratégico: ocorre no Nível Institucional, definido pela cúpula, é o mais amplo porque deve ser seguido por toda a empresa. Sua elaboração estende-se para vários anos, tendo objetivos globais, envolvendo todos os recursos e áreas e buscando a excelência organizacional, ou seja, alcança resultados.
2) Planejamento Tático: é subordinado ao planejamento estratégico e elaborado pelo Nível Intermediário – gerencia supervisor, sendo elaborada em médio prazo, geralmente 12 meses. Possui recursos específicos e objetivos por departamentos, funcionando de maneira integrada e ordenada.
3) Planejamento Operacional – ocorre no Nível Operacional, refere-se a cada tarefa, atividade, funciona com prazo imediato por se tratar da rotina diária e tarefas isoladas. Preocupa-se com metas especificas e com a excelência operacional onde o lema é: “fazer bem feito e corretamente”.
Vejamos agora de maneira mais detalhada cada um deles.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Pode ser voltado para o setor mercadológico, financeiro de produção e de recursos humanos, sendo cercado de incertezas e improvisos do ambiente, devendo ser observado constantemente para não perder oportunidades ou a percepção de mudanças.
Como é elaborado para longo prazo e passar por constantes mudanças, muitas vezes é necessário que o empresário utilize de intuição, o discernimento ou julgamento, fazendo com que a empresa arrisque na tomada de uma decisão.
O planejamento estratégico funciona de maneira sistêmica e sinergística, pois seus resultados envolvem os esforços de todos. Preocupa-se com os resultados futuros