Processo administrativo
Professora Maria Isabel
Universidade Federal de São Carlos
Sorocaba 2012
Planejamento, Organização, Execução e Controle.
O Processo Administrativo
O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo. Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem sequencia fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais. Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo sequencial. Para alcançar o planejamento é preciso: Programar atividades, designar as atividades, agrupá-las em órgãos e cargos, alocar os recursos, designar as pessoas, coordenar os esforços, liderar, orientar, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho entre outros.
O Planejamento
A necessidade de um bom relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, fica cada vez mais evidenciada com o advento da globalização, pois as mesmas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para buscar uma adequação de seus custos juntamente com uma qualificação primorosa, e com isto obter uma maior qualidade nos seus serviços.
Necessário se faz então o planejamento. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que seqüência, sendo uma técnica para absorver a incerteza permitir mais