PROCESSAMENTO PRIMÁRIO DO PETRÓLEO
O trabalho aborda as etapas necessárias para a produção de petróleo, dando ênfase ao seu processamento primário. Será focado o tratamento offshore. O processamento se baseia nos tratamentos de óleo, água e gás.
O tratamento de óleo consiste em sistemas envolvidos na separação do óleo dos gases e água produzida e seu tratamento conforme especificação para venda. O tratamento de água é responsável pelo enquadramento da água produzida para descarte no mar, conforme normas CONAMA. Já no tratamento de gás há a remoção de gases ácidos e sua desidratação, que visa a especificação para exportação. É realizado ainda o tratamento de água do mar para injeção, sendo o seu sistema responsável pela recuperação secundária de petróleo do reservatório.
2.Petróleo
Do latim Petra (pedra) e Oleum (óleo) Substância líquida mineral, mistura de hidrocarbonetos, de coloração escura, cheiro pouco agradável, insolúvel em água, solúvel em álcool absoluto, nas essências e óleos, que aparece alojada em rochas sedimentares (arenito, areia, argila, calcário).
2.1.Formação do petróleo
O petróleo, conforme a teoria da origem orgânica, é formado pela decomposição de grandes quantidades de material orgânica. Sob ação de pressão e calor gera misturas de compostos constituídos majoritariamente por hidrocarbonetos. O processo geológico de formação do petróleo depende essencialmente de três tipos de rocha:
• Rocha geradora ou matriz: Rocha que tem as condições ideais para que a matéria orgânica, sedimentada ao longo dos milhões de anos, sofra a reação necessária para gerar hidrocarbonetos;
• Rocha reservatório: Rocha que possui condições de porosidade adequadas para acumular petróleo;
• Rocha capeadora: Rocha impermeável que cerca a rocha reservatório, trapeando o óleo no reservatório e gerando as acumulações/jazidas comerciais.
2.2.Petróleo no reservatório
Dependendo da pressão e do local em que se encontra o petróleo