Refino de Petróleo
1
Processos de Refino I – prof. João Vicente 2013.1
1. Processamento primário de petróleo
1.1. Introdução1
• Durante o processo de produção de petróleo bruto, quando as correntes de fluidos de diferentes poços que escoam através dos manifolds de produçãoa até a superfície, em terra (onshore) ou nas plataformas
(offshore), é comum o aparecimento de gás (gás associado), água associados à impurezas (sedimentos, partículas inorgânicas) e sais contidos no reservatório.
• Por isso, o petróleo bruto após produzido ainda não se encontra em condição adequada a sua utilização ou exportação. 1.
Processamento primário de petróleo (apostila). Rio de Janeiro: UNIVERSIDADE PETROBRAS - Escola de
Ciências e Tecnologias E&P 2007.
,
a.
O manifold de produção é o equipamento indicado quando dois ou mais poços são alinhados para mesma instalação de superfície reunindo todos os fluidos e equalizando a pressão de alimentação da instalação do processamento primário, BRASIL (2011).
2
Processos de Refino I – prof. João Vicente 2013.1
• A separação dessas fases (óleo, gás e água) fazse necessária através de um processamento primário in loco (Figura 01), pois por um lado, os hidrocarbonetos (óleo e gás) apresentam relevante interesse econômico de petróleo, para a indústria e; em relação à água, por apresentar elevado teor de sal e sedimentos constituindo a salmoura, acarretando sérios problemas, principalmente, relacionados à.
3
Processos de Refino I – prof. João Vicente 2013.1
formação de emulsões (óleo, gás e água) com viscosidades superiores à do petróleo desidratado, conforme a Figura 02; alteração no dimensionamento do sistema de bombeio, na transferência do fluido através de oleodutos de exportação ou petroleiros, e tancagem (armazenamento), gerando problemas de incrustação e corrosão comprometendo certas operações de processo nas refinarias; • Além disso, em relação