eletricidade
Professor: Pedro Oliveira de Faria
Carga Horária: 80 horas
ANO: 2012
Capítulo 2
Conceitos Fundamentais de Eletricidade
Eletricidade
- O átomo é a menor partícula da matéria. É formado por prótons e nêutrons no núcleo e elétrons girando ao seu redor, atraídos pelos prótons e girando por força centrífuga.
O neutro tem potencial zero, já os prótons são positivos enquanto os elétrons são negativos.
- A eletricidade pode ser entendida como a força capaz de mover elétrons, sendo assim, a corrente elétrica nada mais é do que os elétrons das camadas externas dos átomos se movendo.
- Um condutor é um elemento que permite o movimento de um grande número de elétrons, já o isolador é um elemento que possui muito poucos elétrons livres, dificultando seu movimento.
Eletrostática
- A força eletrostática é a força elétrica existente entre dois corpos de potenciais diferentes, que se atraem, mas não se encontram. Ou seja, as cargas + e – se atraem, mas não existe corrente elétrica, ou circulação de elétrons.
- Corpos com potenciais diferentes se atraem, e com potenciais iguais se repelem. Essa força de atração é a eletrostática. Logo,
“A força eletrostática depende da intensidade das cargas e da distância entre elas”.
Lei de Coulomb
Corpos carregados se atraem ou se repelem, com uma força diretamente proporcional a suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distancia entre eles.
Campo Elétrico
É o espaço entre corpos carregados e em torno deles onde sua influência é sentida.
Magnetismo
- Magnetismo é a propriedade que alguns materiais têm de atrais substâncias, tais como ferro, aço, etc. os pontos de máxima atração são chamados pólos magnéticos.
- O circuito magnético é o caminho completo das linhas de força magnéticas sob a influência da magnetização. Esse circuito sempre respeita o sentido das linhas de campo