Petróleo refino
PÓS-GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS
ANDRÉ LUIZ SILVA
DIOGO ARAÚJO BRIGIDO
JOSÉ CARLOS FARIAS
PAULO LUIZ PINTO
VINICIUS COELHO FIALHO
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO REFINO E A INDÚSTRIA PETROQUÍMICA NA OBTENÇÃO DE COMBUSTÍVEIS E MATERIAS PRIMAS PETROQUÍMICAS.
RIO DE JANEIRO – CAPITAL
2013
1. A Importância da Integração Refino-Petroquímica
A indústria petroquímica trabalha com derivados do petróleo ou gás natural. Estes produtos químicos são tipicamente extraídos durante o processo de refinação do petróleo bruto e de gases que são destilados, podendo ser utilizados numa grande variedade de maneiras. A expansão desse tipo de indústria ocorreu no século 20 e levou a uma proliferação de produtos que são originados por componentes petroquímicos o que, desde então, está constantemente em ascensão de forma que os cientistas desenvolvem novos produtos e novos usos para esses produtos. Os estágios para ageração petroquímica se divide em três estágios: 1. Indústria de 1ª geração – petroquímica bácisa: responsável pela produção se insumos como eteno, propeno e buteno; 2. Indústria de 2ª geração: responsável pela transformação dos produtos básicos, através de processos de purificação e adição de outros materiais, em produtos petroquímicos finais, como polipropileno, polivinicloreto, poliester, tec. 3. Indústria de 3ª geração: ondeo os produtos da indústria de 2ª geração são modificados fisicamente ou quimicamente dando origem a produtos de consumo.
Alguns dos produtos petroquímicos primários obtidos no processo de refinação incluem tolueno, benzeno e propileno. Estes produtos químicos primários podem ser aperfeiçoados em produtos intermédios ou derivados que são utilizados na fabricação de produtos de utilização final. A maioria dos produtos petroquímicos são hidrocarbonetos, pela elevada concentração de hidrogênio e carbono no petróleo bruto.
Uma enorme variedade de produtos é feito através de matérias primas