processamento empada
Data: 27/03/2014
Introdução: A empada ou empadinha é uma espécie de salgado popular no Brasil, de origem desconhecida é encontrado em quase todos os lugares do mundo. Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos. No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa. O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros. A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa.
Objetivo: Preparar uma formulação de empada de acordo com os procedimentos adequados e de degusta-las após prontas.
Materiais:
- Bacia
- Colher
- Copo de Medida
- Formas de Empadas
- Balança
- Álcool 70%
- Forno
- Assadeira
- Faca
- Panelas
- Palitos de Madeira
- Proveta
Procedimentos: Misturou-se bem todos os ingredientes e adicionou-se aos poucos a água para permitir uma massa macia e não pegajosa.
Após ter sovado bem, abriu-se a massa cortando-a um pouco maior que a forma da empada. Em seguida a massa foi moldada e adicionou-se o recheio em seu interior. Para que as empadas fossem fechadas, cortou-se discos para fazer as tampas das mesmas, com o intuito de que as tampas não soltassem da empada, molhou-se a borda das massas com um pouquinho de água e colocou-se a tampa pressionando os lados.
Após feito isso, fez-se uma mistura de ovos, óleo, na qual pincelou-se em cada tampa das empadas. Por fim as empadas foram levadas ao forno para serem assadas, depois de assadas as empadas foram retiradas das formas com o auxilio de um palito de madeira e em seguida degustadas por todo o grupo.