A escassez da água no mundo
É difícil acreditar que isso aconteça aqui, onde dois terços da superfície estão cobertos por imensos mares, rios, lagos e geleiras, sem considerar o estoquegigantesco de água subterrânea. No entanto, está acontecendo...
É verdade que apenas uma pequena parte do total é de água doce. Também é verdade que sua distribuição pela Terra é desigual. Mas estamosfalando de um recurso em constante renovação, que já foi suficiente para atender às necessidades de todos os seres vivos do Planeta. O Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial da Água, divulgado em2003 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), órgão responsável pelo Programa Avaliação da Água no Mundo (WWAP) afirma que, em 50 anos, entre 2 e 7 bilhões depessoas não terão acesso à água de boa qualidade e em quantidade suficiente.
Mesmo tão grave, a ameaça pode ser resumida numa fórmula simples: gastamos mais do que temos disponível; poluímos dez vezesmais do que consumimos, e desperdiçamos uma quantidade incalculável da água que tratamos.
Existem, porém, outros elementos a serem acrescentados a esse quadro, uma vez que a água não é consumida apenaspelos seres humanos: é compartilhada com todos os outros seres vivos. Como a população humana, bilhões de exemplares das mais de 10 milhões de espécies existentes no Planeta também sofrerão osimpactos da nossa poluição, do nosso excesso de consumo e do nosso desperdício. Mais: como outros bens naturais essenciais aos seres humanos, a oferta da água depende diretamente do estado de conservaçãodos ambientes naturais. Portanto, se os bilhões de seres vivos que compõem a diversidade dos ecossistemas naturais estão sujeitos à escassez, isso significa que suas funções ecológicas essenciais serãoafetadas e há risco de colapso dos ecossistemas de água doce, comprometendo qualquer perspectiva de solução.
Identificar as causas da escassez de água no mundo é o primeiro passo para evitar tal...