Processamento de salsicha
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
PRODUÇÃO DE SALSICHA
Francisco Beltrão
2011
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
PRODUÇÃO DE SALSICHA
Trabalho apresentado como requisito parcial direcionado à disciplina de Operações Unitárias I, ministrada pelo professor Juan , no 3° período do Curso de Tecnologia em alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Francisco Beltrão
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A salsicha é um embutido de carne oriunda da emulsão. Está emulsão é formada a partir de carne bovina, suína, frango e entre outros, também nesta mistura são adicionados condimentos, aditivos e ainda a gordura da carne. Está emulsão ocorre através da mistura dos ingredientes em um aparelho determinado Cutter, promovendo uma mistura entre os glóbulos de gordura com proteínas e água (ODERICH, 2007). Existem vários tipos de salsicha e isso varia de acordo com o tipo de processamento ou até mesmo do tipo de carne utilizada (frango, carne bovina, suína, rã). As salsichas podem ser classificadas em: salsichas cozidas e defumadas, salsicha cozida, fresca, fresca e defumada, seca, crua, pré-cozida, cozidas e etc. Está classificação pode variar ainda de país para país.
1. MATÉRIA- PRIMA
Para um amplo entendimento do processamento tecnológico das carnes, é de suma importância o conhecimento das matérias-primas empregadas. A produção da salsicha exige uma variedade de ingredientes cárneos e não cárneos cada um exercendo uma função específica de acordo com a