PROCESSAMENTO DE PEDIDOS EM LOGÍSTICA
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA
CLAUDIA DOMINGUES DE CASTRO
MARIANE PIRES RESENDE
RAPHAEL BATISTA PASSOS CADETE
VERÔNICA CAROLINE VENTURA RAMALHO
PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
UBERABA
2014
CLAUDIA DOMINGUES DE CASTRO
MARIANE PIRES RESENDE
RAPHAEL BATISTA PASSOS CADETE
VERÔNICA CAROLINE VENTURA RAMALHO
PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
Trabalho apresentado à disciplina de Logística Global, requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração, sob a orientação do Prof. Alexandre Pontes.
UBERABA
SETEMBRO - 2014
Sumário
Introdução
A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. É dividida em dois tipos de atividades - as principais e as secundárias (Carvalho, 2002, p. 37):
Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos.
Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos e Sistema de informação.
Descreveremos a seguir sobre o funcionamento e a importância de uma das atividades principais da logística, o processamento de pedidos.
Processamento de Pedido
O processamento de pedidos é representado por um conjunto de atividades que compõem o ciclo do pedido do cliente, iniciando pela preparação, transmissão, entrada ou recebimento, atendimento (separação e produção), expedição, transporte e recebimento pelo cliente (Fleury, 2003).
Segundo Ballou (1993), entrada e processamento de pedidos são atividades burocráticas de coleta, verificação e transmissão das informações referente às vendas realizadas. São fatores primordiais no tempo total do ciclo do pedido.
Os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transportes ou de manutenção de estoques. Contudo, processamento de pedidos é