Seviço social
BRASIL1. A PRODUÇÃO CAPITALISTA É PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DASRELAÇÕES
SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
Para produzir e reproduzir os meios de vida e de produção, os homensestabelecem determinados vínculos e relações mútuas, dentro e por intermédiodos quais exercem uma ação transformadora na natureza.
Tais relações seestabelecem, portanto, em condições históricas determinadas, nas quais oselementos da produção articulam-se de forma especifica. Assim sendo, aprodução é essencialmente histórica. A produção social não trata de produçãode objetos materiais, mas de relação social entre pessoas, entre classessociais que personificam determinadas categorias econômicas. As relaçõessociais aparecem, pois, mistificadamente, como relações entre as coisas,esvaziadas de sua historicidade. A reificação do capital é, pois, a formamistificada em que a relação social do capital aparece na superfície dasociedade.
2. O CAPITAL COMO RELAÇÃO SOCIAL2.1. O CAPITAL E FORMA DE MERCADORIA
O capital se expressa sob a forma de mercadoria: meios de produção emeios de vida necessárias a reprodução da força de trabalho. As mercadoriassão objetos úteis, produtos de um trabalho de qualidade especifica, queatendem a necessidades sociais; como objetos uteis, de qualidades materiaisdiferenciadas, são valores de uso. O valor de uso é a própria materialidade damercadoria e se realiza no consumo dos objetos úteis. Os produtos assumem,historicamente, a forma de mercadoria porque são produtos de trabalhosprivados que necessitam serem trocados.
2.2. A TRANSFORMAÇÃO DA MERCADORIA EM CAPITAL
O capital na sua forma elementar de dinheiro ou mercadoria só épotencialmente capital; deve se transformam em capital real e efetivo noprocesso de produção, mediante a incorporação da força de trabalho viva, queconserva os valores das mercadorias que ingressam no processo produtivo ecria novos valores. A transformação do dinheiro em