Psicologia
Resposta:
Se Psicologia é o estudo cientifico dos processos mentais e comportamento do ser humano, que busca a compreensão da vida humana, das relações entre as pessoas e daquilo que a move no mundo (pensamento, sentimento e ação), e se Direito significa o sistema de normas de conduta imposto para regular as relações sociais, podemos afirmar que ambas as ciências tem como interesse comum a Conduta Humana.
Interagindo entre si, ambas as ciências permitem que se obtenham respostas a diversas questões levantadas durante um processo através de laudos, pareceres, manifestações e orientações que a psicologia fornece ao legislador, levando a que os Direitos Fundamentais do Homem sejam garantidos.
A psicologia complementa o Direito com atuações referentes em:
• Psicologia na Lei: que é a aplicação da Psicologia no contexto do Direito;
• Psicologia e Lei: é a reflexão da atuação do profissional do Direito; e
• Psicologia da Lei: referente à razão pela qual as pessoas obedecem à Lei e o desenvolvimento moral.
A parceria psicologia-direito partilha os componentes psicológicos, os sociais e os jurídicos que envolvem o ser humano e o meio em que vive, dando origem a Psicologia Jurídica.
2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos