Processamento de grãos
1
PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DOS GRÃOS
Os produtos do milho podem ser obtidos da moagem do milho macerado, úmido, como o amido puro, a glicose líquida (xarope), a glicose sólida e a farinha de milho. A moagem do milho produz: fubá, canjica, , fubá mimoso e farelo.
EXTRAÇÃO
DO
AMIDO
- Em linhas gerais, o milho chega à indústria, é limpo por sopradores pneumáticos e separadores magnéticos e fica armazenados nos silos.
MILHO
SILOS
TANQUE DE MACERAÇÃO
1ª MOAGEM
HIDROCICLO NES
EMBRIÃO
2ª MOAGEM
CENTRÍFUGAS
CENTRÍFUGAS
CASCA
GLÚTEN
CONCENTRADOR CENTRÍFUGO
ACIDIFICAÇÃO
CENTRÍFUGAS PURIFICADORAS
AMIDO
SECAGEM
ENSACAMENTO
PRODUTO COMERCIAL
- Tanques de maceração: - Finalidade de amaciar os grãos - Facilitar as operações seguintes - Tanques inox ou madeira, com água aquecida a 50 graus C, com adição de SO2, que ao se transformar em H2SO3, promoverá a assepsia e auxiliará no amolecimento. - Tempo de 46 horas. - Milho fica com 45% de umidade.
Tecnologia de Óleos e Grãos – Produtos do Milhos
2
-
Água passa contínua lavando o milho.
- 1a Moagem: Em moínhos de disco para promover uma quebra (facilita a separação dos componentes).
- Hidrociclones: Material moído. Com a velocidade de passagem da água, promovem um turbilhonamento da água. Há separação do embrião (conduzido para extração de óleo). O que sai pela parte inferior vai para a 2a moagem.
- 2a Moagem: Na 2a moagem em moínho de disco, de alta velocidade, 800 rpm, resulta numa pasta. Esta pasta é conduzida até a centrífuga.
- Centrífuga: A pasta recebe quantidades apreciáveis de água e separa a casca, o material protéico e o amido (leite de amido). - Realizada em duas etapas. - A 1a em centrífuga vertical, sob pressão, com peneiras de malha de 125 nm e separam as cascas. - A 2a em centrífuga vertical, há separação do material protéico. Casca e material protéico (destinados para