Os benefícios da atividade física para jovens usuários de drogas
O uso de drogas é um problema que atinge a sociedade há muito tempo. Isso trás riscos tanto ao usuário quanto a quem convive direta ou indiretamente com os mesmos. As conseqüências são variadas já que o uso destas substancia agem no sistema nervoso central alterando o humor, a consciência, a senso-percepção, a cognição e a função cerebral. Essas alterações podem ser proporcionadas para fins: recreacionais (alteração proposital da consciência), rituais ou espirituais (uso de enteógenos), científicos (funcionamento da mente) ou médico-farmacológico (como medicação). Estas drogas são chamadas de substâncias psicoativas, que muitas vezes são utilizadas como remédios para a cura da dor e que dão uma sensação de prazer ou vantagem o que ocasiona o vício e dependência da mesma.
Segundo dados de pesquisas realizadas em 2004 pelo Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e Crimes (UNODC), 4,7% da população acima de 15 anos consome algum tipo de droga ilícita, um total de 185 milhões de pessoas. De acordo com dados do mesmo estudo, 19,4% da população brasileira já consumiu algum tipo de droga ilícita.
Segundo CARLINI (2001), este assunto vem sendo tratado como questão de ordem nacional e internacional, pois seus efeitos negativos afetam e ameaçam valores políticos, humanos e culturais.
As drogas psicoativas estão atingindo cada vez mais cedo o público jovem, ou seja, crianças e adolescente o que acaba ocasionando o abandonando dos estudos precocemente.
A importância que o jovem dá ao querer se inserir com um grupo na sociedade, pode levá-lo a seguir certos padrões que muitas vezes não são os corretos diante da lei, como por exemplo, o uso de drogas e entorpecentes. Este uso pode ser decorrente também, de problemas familiares, de falta de informações, etc.
Muitas instituições sociais hoje em dia utilizam do esporte para tentar afastar os jovens do vicíos das drogas. Somente o fato de uma pessoa