Meus trabalhos
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
As principais obras gregas:
Estátua de Zeus
A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.
Partenón de Atenas
O edifício apresenta-se como um templo dórico períptero, com quase 70 metros de comprimento por pouco mais de 30 metros de largura, e era adornado com esculturas de Fídeas, algumas das quais se encontram actualmente no Museu Britânico em Londres e no Museu do Louvre em Paris.
Templo de Ártemis
O templo levou cerca de 120 anos para ser terminado. Media 138 metros de comprimento, por 71,5 metros de largura, com colunas de 19,5 metros de altura e era famoso pelas obras de arte, entre elas a escultura da deusa em ébano, ouro, prata e pedra preta.
O farol de Alexandria
Na ilha que fica diante da cidade de Alexandria, no Egito, ergueu-se o mais famoso farol da Antiguidade. Por isso a ilha foi chamada Faros (farol, em grego).
Todo de mármore e com 120 metros de altura - três vezes o Cristo Redentor no Rio de Janeiro -, foi construído por volta de 280 a.C. pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnidos, por ordem de Ptolomeu II, rei grego que governava o