Processadores e seus componentes
Salomão Corrêa da Camara, Marconi André Silva Tuma, Rubens Augusto Ribeiro de Lima, Alex Gleiton Carneiro Lopes, Lennon Cordeiro lemos.
Universidade Estácio FAP
Belém – PA – Brasil
salomao_half@hotmail.com, Marconi_tuma@hotmail.com, rubenslima27@hotmail.com, alexgleiton@hotmail.com,lennonlemos@me.com.
Resumo.O processador juntamente com os seus componentes são fundamentais em um estrutura computacional pois eles são responsáveis direto por todo o funcionamento da máquina, ou seja , eles são basicamente o cérebro do computador. Entre outras palavras podemos definir que o processador é como uma espécie de “chave” crucial e intrasferível de uma maquina cujo seus principais componentes básicos são a ULA, Registradores e a UC (Unidade de Controle).
1. Introdução. O processador ou Unidade Central de Processamento – UCP, é responsável por realizar um papel fundamental no funcionamento do sistema computacional. Ele é responsável pela atividade-fim do sistema, ou seja, ele executa operações como: computar, calcular, interpretar, processar, armazenar. Resumindo, todo o funcionamento do sistema é controlado pelo processador. A seguir trataremos com um pouco mais de profundidade o processador e analisaremos e definiremos os seus componentes.
2. As funções realizadas pelo processador.
As atividades realizadas pela UCP podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais: * Função processamento; * Função controle. A função processamento se encarrega de realizar as atividades relacionadas com a efetiva execução de uma operação, ou seja, processar. A função controle é exercida pelos componentes da UCP que se encarregam das atividades de busca, interpretação e controle da execução das instruções, bem como do controle da ação dos demais componentes do sistema de computação (memória, in/out). Uma CPU simples, sem elementos mais complexos, pode ser dividida nestas duas áreas. Os sistemas de computação