PROCESO DE TRABALHO
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA
AUTOR: Dr. Luís Alberto Franqui Valdés.
PROFISSAO. MEDICO
INTRODUÇÃO
As equipes de saúde elaboram uma agenda com as atividades diárias, contemplando a atenção à demanda espontânea e à atenção programada.
O processo de trabalho é o processo mediante por o qual transformasse um corpo/pessoa doente em um corpo/pessoa mais saudável; mudar o comportamento de uma pessoa a respeito de sua saúde; mudar o comportamento de uma comunidade a respeito do meio ambiente.
O conceito de condições de saúde se define como as circunstancias na saúde das pessoas que se apresentam de formas mais os menos persistentes e que exigem respostas sociais reativas ou proativas, episódicas ou continuas e fragmentadas ou integradas, dos sistemas de atenção á saúde, dos professionais de saúde e das pessoas usuárias. Além de isso se incorpora ao concepto de condições de saúde os estados fisiológicos que também requerem de acompanhamento e soa responsabilidade do sistema de saúde como as puericulturas, atenção pré-natal, atenção ao paciente idoso e aos adolescentes.
As condições podem ser de duas formas
Condições de saúde
Características
Evolução
Exemplos
Agudas
São comumente doenças transmissíveis Inicio repentino, Causa definida, De fácil diagnostico, Corta duração, inferior a três meses. Respondem a tratamentos específicos
Inicio rápido, queixa, diagnostico tratamento, convalescência, saúde restabelecida.
Dengue, gripes, apencite, traumas.
Crônicas
Forman parte desta classificação as doenças transmissíveis de curso longo, Inicio e evoluem lento, tem múltiplas causas que varia no tempo, hereditariedade, estilos devida, exposição a fatores ambientais e fisiológicos.
Existem ausência de padrões regulares e previsíveis
Período de duração longo, mais de três meses.
Respondem a múltiplas terapias
Inicio insidioso, queixa, diagnostico, tratamento recuperação adequada, levam a mais