Entrevista sobre politica
P E R G U N T A S :
1° O QUE PODE E O QUE NÃO PODEM NAS ELEIÇÕES?
O que pode: fazer propaganda eleitoral pela internet, rádio, TV (enfim, quase todos os meios de comunicação), lançar propostas de mandato, pedir votos ou dinheiro para campanha. Atualmente empresas privadas podem financiar campanhas políticas ainda que isso normalmente seja feita com interesses corporativos e não para o bem da sociedade em geral.
O que não pode: compra de votos com dinheiro vivo ou benefícios que caracterizem suborno; boca de urna (pedir votos em lugares próximos aos locais de votação no dia da eleição); difamação de adversários (casos que podem ser levados ao Supremo Tribunal Eleitoral).
2° O DIREITO DE NÃO VOTAR IMPLICA EM QUE?
No caso do Brasil, o direito de votar foi alcançado com extremo sacrifico, principalmente depois do período ditatorial brasileiro. O argumento de uma pessoa que não vota em função, por exemplo, da corrupção generalizada de políticos ou do sistema político caracteriza a morbidez de nossos cidadãos em relação a políticas de tal forma que grande parte destes problemas políticos não se deve apenas em função de desqualificação de políticos, mas sem em função da falta de importância que o povo de forma geral dá a política. A não participação com relação aos problemas de ordem pública e a abdicação quanto ao voto, ainda que isso seja um direito, apenas estagna a situação política de países como o Brasil.
3° COMO E POR QUE É CRIADA UMA LEI?
As leis são criadas pelo poder legislativo representadas em esfera municipal (vereadores) estadual (deputados estaduais) ou federal (compresso nacional composto pela Câmara dos Deputados e Senado). Leis não podem ser criadas pela sociedade civil ou grupos organizados, mas ambos podem pressionar parlamentares para atenderem suas expectativas e interesses. Leis são criadas com o propósito de regulamentar os interesses, necessidades e direitos de indivíduos ou