procedimentos
É uma técnica que teve origem no Japão e é utilizada pelas organizações, quando o problema aparece, precisamos identificar sua causa para que possamos resolvê-lo.
Essa técnica serve para detectar a principal causa de um defeito ou problema, onde perguntamos 5 vezes o motivo de seu acontecimento. No entanto, não é necessário que sejam feitas exatamente 5 perguntas, desde que se chegue a real causa do problema.
Vamos ver como é simples utilizar a técnica dos 5 porquês:
EXEMPLO
Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.
É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado. É um método muito simples e deve ser utilizado juntamente com outros, como o diagrama de Ishikawa.
PARA TREINAR:
VAMOS EXERCITAR! ELABORE UMA SITUAÇÃO ONDE OCORREU UM PROBLEMA OU UM DEFEITO BASEADO NO EXEMPLO ACIMA:
PROBLEMA:
1º
2º
3º
4º
5º
5 S (SIGNIFICADO E OBJETIVO)
Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke
Organização, Utilização, Limpeza, Saúde e Higiene ; Disciplina.
“5S” é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:
- SEITON: significa deixar tudo em