Dez dicas para aumentar a eficiência da equipe
1. Se não estiver na agenda, não vai acontecer — Utilize uma espécie de agenda, compartilhada por toda a equipe, para se estabelecer claramente o que cada um está fazendo e os prazos para cada um cumprir o projeto. A agenda, deve ter uma descrição sumária do trabalho, datas e ser atualizada conforme o trabalho progride. A descrição do progresso do trabalho pode ajudar a forçar o cumprimento da tarefa.
2. Concentre-se na execução do projeto — Projetos grandes devem ser divididos em etapas. Eles podem ser executados em menos tempo, informam a conclusão de etapas e criam um senso de progresso. Uma pessoa encarregada de supervisionar os membros da equipe certifica-se, periodicamente, de que as etapas estão sendo vencidas.
3. Projeto sem responsável não tem continuidade — Mesmo as melhores ideias morrem, se alguém não assume a responsabilidade de colocá-las em ação. O responsável pelo projeto deve ter prazos, recursos, autonomia e talento para cumpri-lo a tempo.
4. Priorize — Muitos de nós passamos nossos dias definindo prioridades e escolhendo entre opções. A chave para uma execução bem-sucedida é escolher as tarefas certas, A outra ferramenta importante aqui é delegação. Se você não tiver de cumprir uma tarefa pessoalmente, delegue-a a outra pessoa.
5. Começo — A iniciação de um projeto não é mais do que começar a usar os recursos disponíveis para disparar o processo, ao iniciar um projeto, outros membros da equipe podem começar a trabalhar nele. Por exemplo, podem começar a buscar e analisar dados relevantes. Assim, quando você estiver pronto para embarcar no projeto, não vai começar da estaca zero, passando a distribuir trabalhos preliminares.
6. Não faça alardes sobre o projeto — Trabalhe em silêncio. Deixa para anunciá-lo ao mundo, quando houver sucesso comprovado para relatar. Ficar alardeando o que você pretende realizar apenas aumenta as expectativas das pessoas. Se os resultados anunciados não forem