Procedimentos operacionais
1 IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO
KRETSCHMER, Valdemar. Em busca de um modelo brasileiro de segurança pública. Direito Militar, Florianópolis, n. 11, mai./jun. 1998.
2 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O TEMA
O acelerado e desordenado crescimento das grandes cidades gerou, além do intenso adensamento populacional, maiores conflitos em decorrência da deficiência no relacionamento humano, dos problemas de convivência e da falta de fraternidade. O aumento dos índices de criminalidade e da violência na vida cotidiana de parte considerável da população vem impondo grandes desafios aos responsáveis pela formulação das políticas públicas e, em especial, na área de segurança.
De fato, a segurança pública é, há algum tempo, motivo de preocupação de todo o povo brasileiro, especialmente das autoridades responsáveis em promover a segurança e a proteção da população.
Nas últimas décadas, o recrudescimento da criminalidade urbana violenta e do crime organizado (especialmente no que se refere ao tráfico de drogas e de armas) é um fator que preocupa os moradores de grandes e médias cidades do país e evidencia a forma deficiente pela qual o Estado se organiza na mediação e solução de conflitos. Revela-se, então, o descrédito e a desconfiança da população em relação às ações do Estado no que se refere ao tratamento das questões de segurança pública.
Cabe salientar que, nos dias atuais, o crime organizado não atua somente na área do narcotráfico, armas e roubo de cargas. Suas atividades estendem-se no campo das fraudes fiscais, lavagem de dinheiro e interferência em licitações públicas. Fica, assim, muito mais difícil o combate às organizações criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade da máquina estatal, recrutando agentes em todas as esferas. Tendo como objetivo básico auferir lucros, essas organizações interagem com os poderes do Estado por sua natureza clientelista e patrimonial, perpetuando-se, assim, sustentadas pelo poder político (Judiciário,