Procedimentos Operacionais
Abrigo de Produtos:
O termo tem como definição Armazenar ou seja, guardar o estoque gerado pelo desbalanceamento entre oferta e demanda e também visa garantir a proteção e outros serviços associados; como a manutenção de registros, rotação de estoques e reparos. A Riachuelo abriga seus produtos nos seus próprios Centros de Distribuição para depois separar e distribuir para as lojas.
Consolidação:
No caso de mercadorias originárias de fontes diferentes, a empresa pode economizar no transporte, caso a entrega seja feita em um armazém, onde as cargas são agregadas, ou consolidadas, e transportadas em um único carregamento até seu destino final. A Riachuelo recebe vários tipos de produtos( Confecção, calçados, acessórios) de fornecedores diferentes. Eles entregam as mercadorias no CD onde esses produtos são consolidados e distribuídos para cada uma das lojas espalhadas pelo Brasil.
Transferência:
Nesse processo fracionam-se quantidades transferidas em grandes volumes e quantidades menores, demandadas pelo cliente. Estabelece-se um depósito regional que receberá pequenos volumes, de acordo com a necessidade do cliente. Para conseguir atender a demanda das lojas espalhadas em território nacional, a Riachuelo tem 3 Centros de Distribuição em local estratégico; um em Natal (Rio Grande do Norte), Guarulhos (São Paulo) e Manaus. A transferências de produtos ( confecção, calçados, tapetes, cortinas,etc...)entre CDs é uma prática muito comum e de grande importância na empresa, pois dependendo do desempenho de venda em determinada praça, é possível efetuar a transferência desses produtos.
Agrupamento:
A utilização especializada para depósito, é o agrupamento de itens de produto. Empresas com linha extensa de produtos podem fabrica-los de modo integral em cada uma de suas plantas industriais. Os clientes, compram a linha completa e assim obtém