Matriz BCG
Vaca Leiteira Sorvetes
Uma certa empresa vende sorvetes. A empresa tem um grande volume de vendas de sorvete no verão, e no inverno o volume de vendas cai, porém ainda se mantém estável. Estes sorvetes tem uma boa participação no mercado, tendo um volume de vendas maior do que vendem as sorveterias concorrentes. Porém o volume de vendas não apresenta um grande crescimento. Pode-se deduzir, assim, que os sorvetes se encaixam na “Vaca Leiteira” da Matriz BCG, ou seja, o produto tem uma boa participação no mercado mas não apresenta grande crescimento.
Estrela Sorvete com Chantilly
A sorveteria cria um novo produto, um sorvete com chantilly e ingredientes especiais com uma receita secreta. Desde sua criação o sorvete se torna um sucesso, tem um volume de vendas bem alto e cada vez atrai mais e mais clientes. Pode-se, assim, colocar o sorvete com chantilly no quadrante “Estrela”, pois o produto tem uma excelente participação no mercado, com as vendas crescendo a cada dia.
Animal de Estimação Sorvetes Caseiros
A sorveteria percebe que um tipo de sorvete que já foi muito vendido no passado, e que não vende tanto hoje em dia, são os sorvetes caseiros, produto que não chama mais a atenção dos clientes, diferente do Sorvete com Chantilly. Pode-se assim incluir esse sorvete no quadrante “Animal de Estimação”, já que tem pouca participação no mercado e suas vendas não crescem. Esse sorvete, nesse quadrante deve ser analisado e, se possível, substituído por outro sorvete que chame mais atenção dos clientes.
Questionar Sorvete de Baixa Caloria
A sorveteria oferece a seus clientes sorvetes com baixa caloria, visando aquelas pessoas que estão em dietas, mais preocupadas com a saúde e a boa forma. As vendas deste novo sorvete crescem a cada dia porém em um ritmo mais lento. Vê-se que outros concorrentes vendem muito mais este tipo de sorvete. Pode-se então incluir o sorvete de baixa caloria no quadrante “Questionar” da Matriz BCG, pois