Procedimentos operacionais Item Recebimento e Seleção de MAteria Prima
Elaboração
Aprovação
____________________________________
Giselle N. Onuki
Engª. de Alimentos
___________________________________
Josmar Bagatin
Proprietário
1. OBJETIVO
Estabelecer a sistemática de seleção e recebimento de matérias primas, ingredientes e embalagens.
2. TERMOS E DEFINIÇÕES
2.1. Recebimento/Recepção: Trata-se da operação na qual os Insumos chegam à unidade industrial, passando pela conferencia de quantidade, qualidade e conformidade com as especificações.
2.2. Estocagem: Processo de armazenamento dos insumos de acordo com as boas práticas de armazenagem, de onde os mesmos são retirados e destinados para a produção.
2.3. Insumos: São considerados insumos todos os produtos adicionados durante o processo de industrialização, incluindo matérias primas, ingredientes e embalagens.
3. RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE
As responsabilidades e autoridades necessárias estão descritas no corpo do texto do item 4.0 (Descrição).
4. DESCRIÇÃO
4.1. Seleção de Matéria Prima (Alho)
4.1.1. Somente é adquirido Alho de fornecedores previamente aprovados, através de visita técnica, por parte do Comprador Responsável pela matéria prima, quando é analisada se a qualidade do Alho atende as especificações da empresa.
4.1.2. O departamento de controle de qualidade da empresa mantém uma Ficha Técnica de Inspeção e Recebimento (FR.007) atualizada da matéria prima Alho, na qual constam as especificações de qualidade e sanidade exigidas.
4.1.3. Somente são descarregados lotes de Alho que estejam de acordo com as especificações de qualidade e sanidade constante na FR.007 Ficha Técnica de Inspeção e Recebimento.
4.2. Seleção de outras Matérias Primas, Ingredientes e Embalagens
4.2.1. O departamento de controle de qualidade da empresa mantém as FR.007 - Fichas Técnicas de Inspeção e recebimento atualizadas das matérias primas, ingredientes e