Logística e cadeia de suprimentos
UNIFACEX
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MANOELA PRISCILA RIBEIRO DA SILVA
EXERCÍCIO DE REVISÃO
NATAL, RN
1. Quais as diferenças entre o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e a gestão da logística empresarial?
O gerenciamento de cadeia de suprimento engloba diversos setores que a logística sozinha não envolve. Ou seja, a cadeia de suprimento representa o esforço de integração de diversos participantes de canais de distribuição (desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final) através da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o fornecedor inicial de matérias-primas até o consumidor final.
A logística é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo de materiais ou mercadorias, a fim de atender as necessidades dos clientes na hora certa, no momento certo e dentro dos padrões estabelecidos. Ou como a Council of Logistics Management define: A logística é o processo de planejamento, aplicação e controle do fluxo de mercadorias, armazenagem, serviços e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, sempre visando atender as necessidades dos clientes.
2. Qual a influência dos seguintes fatores na logística empresarial?
a. Aumento da variedade de produtos;
A logística empresarial estuda qual a melhor maneira de incentivar a lucratividade de seus serviços de distribuição, através de uma estratégia previamente planejada e organizada a fim de facilitar a movimentação dos produtos. É de competência da logística empresarial atender não só a simples tarefa de distribuição física dos itens, mas também abrange a totalidade de seu sistema, e os canais que insere sua atividade.
b. Mudança na distribuição populacional;
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza a cada dez anos o censo