Cadeia de suprimento e sua Logistica
Resumo
Nos últimos anos a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) tem criado oportunidades e desafios para a competição no mundo dos negócios. Por sua vez, a análise das configurações das cadeias é um tema que tem se tornado importante porque permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos da cadeia. A cadeia inicia-se a partir do momento em que o cliente realiza o pedido e os suprimentos em questão passam por todo um processo. Podemos dizer então que a cadeia de suprimentos só é concluída quando o suprimento chega ao seu destino final (consumidor).
A cadeia de suprimentos induz a simplicidade, a padronizar a sincronização dos processos da cadeia de suprimentos e definição de relacionamentos para alcançar a eficiência, a efetividade, a satisfação dos clientes e o menor custo total.
CADEIA DE SUPRIMENTOS
O que é?
É o conjunto de materiais necessários para o funcionamento de uma empresa comercial ou fabricante. A cadeia de suprimentos envolve todos os níveis de fornecimento do produto, desde a matéria-prima bruta até a entrega do produto no seu destino final, além do fluxo reverso de materiais para reciclagem, descarte e devoluções.
Como surgiu?
Inicialmente aplicou-se a logística de forma fragmentadas nos diversos setores da empresa, onde buscava melhorar o processo individual de cada atividade interna. Logo em seguida sentiu-se a necessidade onde as atividades funcionais deveriam ser realizadas de forma integradas, uma relacionada a outra, para obter-se uma boa performance da organização. Em um segundo momento notou-se que o avanço na tecnologia da informação e a adoção de um gerenciamento orientado para processos, facilitaram essa mudança. Essa etapa é conhecida como logística integrada. Isto culminou com a percepção de que o processo logístico não começa e nem termina nos limites da própria empresa. Na verdade, o início