Procedimentos de primeiros socorros
Pois quando se utiliza a técnica antiga que é feita da seguinte maneira:
A- Abrir as vias aéreas, estabilizar a coluna cervical, identificar a presença de corpos estranhos;
B - Boa respiração e ventilação que consiste no bom funcionamento dos pulmões;
C - Verificar a circulação, batimentos cardíacos, hemorragias dentre outros.
Se pararmos e analisarmos quais destes fatores são mais importantes para que uma vítima se mantenha viva durante os primeiros socorros?
Quando fazemos a sequência da técnica ABC em uma pessoa, verificamos se ele está respirando, as possíveis fraturas, estabilizamos a coluna cervical, logo depois verificamos o bom funcionamento do pulmão, em seguida os batimentos cardíaco e possíveis hemorragias.
Destaquemos que a vítima não respira ela pode estar em uma parada cardíaca, então se evidenciarmos isto logo de início teremos que pular direto para o RCP que pela sequência só seria evidenciado claramente no terceiro passo, que levaria alguns segundos a mais para ser efetuado. Então se uma pessoa está em parada cárdica é melhor que isto seja descoberto claramente no terceiro passo ou no primeiro?
Na nova técnica é utilizada da seguinte maneira:
C - Verificar a circulação, batimentos cardíacos hemorragias dentre outros;
B - Boa respiração e ventilação que consiste no bom funcionamento dos pulmões;
A- Abrir as vias aéreas, estabilizar a coluna cervical, identificar a presença de corpos estranhos.
Podemos observa que nesta nova técnica uma parada cardíaca seria percebida logo de começo, aliás o mais importante é a realização de uma imobilização de osso quebrado, estabilizar a coluna cervical, ou praticar o RCP para manter o coração pulsando.
Optar pela nova sequência tem mais praticidade e rapidez para identificação do estado do coração da vítima e sobre hemorragias que deve ter prioridades sendo que em primeiros socorros cada segundo é extremamente