1 socorros
CONCEITO E OBJETIVOS DOS PRIMEIROS SOCORROS
Se faz necessário lembrar que, pensando da forma mais egoísta possível, um dia poderemos ser uma vítima ou algum ente querido nosso venha a necessitar de um atendimento de emergência.
Precisamos aprender a socorrer não por egoísmo, mas acima de tudo para sermos recompensados pela alegria eufórica do alcance do objetivo de salvar vidas.
É muito importante entender que um socorrista nunca substitui um médico e que os conteúdos abordados para este curso não tem a intenção de formar socorrista profissionais e sim de dar noções de primeiros socorros para os alunos deste nível de ensino.
PRIMEIROS SOCORROS - Refere-se ao atendimento prestado a uma vítima de um acidente ou mal súbito. Consiste num primeiro atendimento até que o socorro avançado esteja no local.
Primeiros Socorros é a ação de que cada cidadão, dentro de suas limitações, possa praticar para ajudar ao outro. URGÊNCIA - Situação onde não há risco à vida
EMERGÊNCIA - Situação onde há risco á vida
SOCORRO BÁSICO - são os procedimentos não invasivos.
SOCORRO AVANÇADO- são os procedimentos invasivos.
-Primeiro socorro é o atendimento imediato através da aplicação de técnicas específicas às vítimas de um acidente, geralmente prestado no local onde ocorreu este acidente, visando manter as funções vitais e evitar o agravamento das condições dessas vítimas até que recebam um atendimento especializado.
Deve-se atentar para as seguintes observações em relação à prestação de primeiros socorros:
1-Os primeiros socorros dirigem-se principalmente para pessoas que podem morrer em função de suas condições físicas, após ter sofrido o acidente;
2-Nos casos onde o local do acidente oferece riscos, principalmente à equipe de socorro, serão necessárias neutralizações destes riscos para então ser iniciado o atendimento.
3-É comum ocorrerem lesões provocadas pelo atendimento inadequado.
Embora cada acidente tenha